06/07/2018 às 10:52
Começa recuperação da ponte na cachoeira São Valetim

Obra orçada em cerca de R$ 200 mil, com recursos do Estado de São Paulo, da Casa Militar, a pedido do prefeito Leandro Luciano dos Santos

Começou esta semana a recuperação da ponte na rodovia turística João Ferronato (SRQ 481), acesso a cachoeira São Valetim, em Santa Rita do Passa Quatro. A obra está orçada em cerca de R$ 200 mil e os recursos foram conquistados pelo prefeito junto à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo, Casa Militar. A liberação do recurso foi assinado no último dia 3 de abril, em São Paulo, pelo então governador Geraldo Alckmin, que na época ligou pessoalmente ao prefeito para avisar da liberação.

A empresa vencedora do processo licitatório e responsável pela obra é Construtora Said, da cidade de Ribeirão Preto, que atua desde 1959 no ramo e já realizou obras no município, como a primeira etapa do programa de recapeamento de vias públicas, iniciado em 2016.

A obra é comandada por engenheiros especializados da empresa e será acompanhada pelo Departamento de Obras e Infraestrutura e Departamento de Serviços Municipais da Prefeitura. A previsão para conclusão é de um mês.

A ponte foi danificada pelas fortes chuvas em 2016, desde então o prefeito Leandro Luciano dos Santos vem pleiteando recursos para sua recuperação em diversas esferas do governo. Naquele ano, as águas de março castigaram, comparado a 2015, o mês registrou quase o dobro da quantidade de chuvas, provocando estragos tanto na área urbana como na zona rural.

Além da São Valentim, outras pontes ficaram danificadas na na zona rural, nas regiões do Barro Preto, e Chave Três, ambas recuperadas com recursos e mão-de-obra da própria prefeitura.  Na cidade, os locais mais afetados foram avenida Augusto Zorzi (atrás da Santa Casa), e trechos da ruas Visconde do Rio Branco e avenida Severino Meirelles, também recuperados logo em seguida.

Imediatamente, após os incidentes, munido de fotografias documentando os estragos, o prefeito foi a São Paulo, em busca dos recursos na Secretaria de Defesa Civil do Estado para realização das obras recuperação.

“Através de um trabalho intenso, junto ao governo do Estado, com apoio do ex-governador Geraldo Alckmin, em parceria com a Assembleia Legislativa, junto à sua presidência, o jovem deputado Cauê Macris, conseguimos mais esta grande obra, que é a recuperação da ponte do São Valentim”, disse o prefeito. “Além de um maravilhoso ponto turístico, o local também tem grande importância por ser rota de escoamento da produção agrícola local, tão importante para nossa economia”, enfatizou.

FOTO: O prefeito com engenheiro e operários da Said  no início das obras previstas para serem finalizadas em um mês (AssCom/Divulgação)

Veja mais sobre Obras e Serviços [+ notícias]