11/06/2018 às 09:38
Exposição fotográfica sobre importância dos povos africanos começa dia 17/6

Até o fim do mês, a mostra “África em Nós” estará aberta ao público no Museu Zequinha de Abreu

O Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, dentro da programação cultural do mês de junho, traz para o município a exposição fotográfica “África em Nós”.  Em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias (ACGE), resgata a importância da influência dos povos africanos na cultura brasileira.

Organizada com uma rica coleção de fotografias que retratam a influência africana no cotidiano brasileiro do povo brasileiro em diversos temas, como a herança africana na música, na gastronomia, na religiosidade, entre outros temas, a exposição acontece de 17 a 30 de junho, no Museu Zequinha de Abreu.

“África em Nós” é fruto de uma campanha de visibilidade que foi desenvolvida pela ACGE em 2009, na qual a entidade recebeu fotografias que caracterizam a África presente na cultura local. As melhores imagens selecionadas deram origem a um livro e hoje compõem a exposição que, desde 2010, tem percorrido as cidades do interior paulista.

A Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias tem como objetivo fomentar e disseminar políticas culturais voltadas aos segmentos negro, indígena, cigano, de mulheres; de pessoas com deficiências e LGBT. Desta forma, busca contribuir para promover a igualdade de direitos e quebrar preconceitos e paradigmas presentes na sociedade. Para dar visibilidade a esses segmentos, ACGE utiliza campanhas culturais de participação popular, cuja finalidade é incentivar a produção cultural destas populações e resgatar sua história e sua cultura.

FOTO: Fotos da exposição “África em Nós” que chega à Santa Rita no próximo dia 17 de junho  (Reprodução)

Veja mais sobre Cultura [+ notícias]