07/12/2018 às 14:43
SEMANA DO MÚSICO 2018: Medalha Prof. Octavio Bueno de Camargo homenageou grandes artistas da cidade

Evento também contou com apresentações na praça Poeta Mario Mattoso de Câmara Municipal

A 6ª Semana do Músico de Santa Rita do Passa Quatro mais uma vez prestou homenagens a grandes artistas, que contribuíram com a arte e a cultura do município. Os homenageados na edição de 2018 receberam a medalha Professor Octavio Bueno de Camargo na última sexta-feira (30/11), na Câmara Municipal – o evento seria realizado na praça Poeta Mario Mattoso, mas foi transferido devido ao mau tempo.

A noite contou também com as apresentações do Coral Octavio Bueno de Camargo e Musical Zequinha de Abreu, que apresentaram seus repertórios especiais para a ocasião.

Os homenageados da noite foram os músicos: Caio Souza, Bruno Pacagnan, Elias Marcelo Pelegrin e o homenageado especial Hermínio Marconi. Todos receberam a medalha das mãos da vice-prefeita Maria Rita Mondin de Oliveira, do diretor do do departamento de Cultura, Antonio Arnaldo Reatto dos Santos, e familiares do Prefessor Maestro Octavio Bueno de Camargo.

Elias Marcelo Pelegrin, é autodidata e multi-instrumentista, desde os 10 anos de idade, atualmente é também professor de violão e instrutor de fanfarra na Emef do CAIC Laura Suriani Barbuio e  atua em produções musicais. Caio Souza estudou violão clássico e atualmente cursa o bacharelado em viola brasileira e é coordenador artístico do Circuito Autoral das Violas Brasileiras. O baterista Bruno Pacagnan iniciou seu contato com a música aos 12 anos, desde então atuou em grupos de diversos gêneros e na Banda Zequinha de Abreu e atualmente também é professor do seu instrumento.

O homenageado especial da noite, Sr. Hemínio Marcondes, iniciou seus estudos em música a convite do professor Camargo, tocou na Orquestra Zequinha de Abreu e na banda Carlos Gomes, em São Bernardo do Campo, onde foi residir a partir de 1969.  De volta à Santa Rita, em 1986 passou a trabalhar na Casa da Banda, como servidor Municipal, até outubro de 2005, quando aposentou. Hoje, aos 83 anos, ainda integra, com muito vigor, a Banda Musical Zequinha de Abreu.

SEMANA DO MUSICO

Iniciada no dia 24 de novembro, com show da banda Fuga em Massa, a edição 2018 do evento contou com shows e apresentações do Coral Simão da Silva (São Simão), grupo Lauri & Cia. (29/11), a Banda Zequinha de Abreu e Coral Professor Octavio Bueno de Camargo (30/11), as bandas LPJ e Covil de Aluguel (1/12).

A Semana do Músico e Medalha Professor Octavio Bueno de Camargo é um evento promovido pelo Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal e também celebra o Dia do Músico, data comemorada anualmente no dia 22 de novembro. Desde 2013, anualmente, vários artistas e grupos de diversos gêneros musicais já se apresentaram. Desde sua criação, o evento já homenageou com a medalha Professor Octavio Bueno de Camargo mais de 30 artistas, entre vivos e falecidos.

FOTO: Os homenageados com a Medalha Professor Octavio Bueno de Camargo, com a vice prefeita, diretor de Cultura e familiares (AssCom/Divulgação)

Veja mais sobre Cultura [+ notícias]