16/06/2018 às 10:32
Prefeito esteve em encontro da Aprecesp com novo Secretário Turismo

Leandro Luciano dos Santos, vice-presidente da entidade quer representa as 70 estâncias do Estado, tratou da liberação dos recursos do Dadetur 2018

O prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, Leandro Luciano dos Santos, esteve entre os presentes na reunião da diretoria Associação de Prefeitos das Cidades Estâncias de São Paulo (Aprecesp), nesta terça-feira (12/6) com o secretário estadual de Turismo Junior Aprillanti. O encontro aconteceu na sede do órgão em São Paulo e discutiu o cronograma de assinatura de convênios do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) para 2018. O prefeito santa-ritense é vice-presidente da entidade que representa as 70 estâncias paulistas.

O presidente da Aprecesp, o prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio, abordou sobre a programação do Estado na liberação da verba em razão do período de vedação de transferências de recursos públicos em ano eleitoral (três meses que antecedem as eleições). “A nossa preocupação é que as estâncias sejam contempladas antes deste prazo a fim de acelerar os investimentos em infraestrutura turística”, disse.

Aprillanti informou aos prefeitos que a meta é assinar cerca de 100 convênios nos próximos dias e que a Secretaria de Turismo realiza um mutirão para acelerar os processos. “Existem algumas pendências de documentação por parte dos municípios. Ficamos gratos à APRECESP que nos auxiliará junto aos prefeitos e gestores municipais para dar maior celeridade aos trabalhos”, afirmou o secretário.

Santa Rita foi o primeiro dos municípios estância a assinar os convênios Dadetur 2018. A última assinatura aconteceu na semana passada, totalizando quase R$ 3 milhões em recursos, apenas este ano, para investimento no desenvolvimento do turismo.  As obras contempladas serão a revitalização Cristo Redentor, no Morro do Itatiaia, e a reforma do galpão no Parque Turístico Municipal (Clube de Capo), que será transformado em um moderno pavilhão de eventos.

“Como vice presidente da Aprecesp, nessa reunião com o novo secretário de Turismo, tratamos da assinatura dos convênios das 70 estâncias paulistas até o dia 30 de junho, em virtude do período eleitoral. Esse é nossa função como diretoria, para lutar pelo desenvolvimento do turismo em várias regiões do Estado, porque esse é o conceito atual para geração de emprego, renda e melhoria da economia local, mesmo sabendo que Santa Rita já tem todos os convênios, com a Secretaria de Turismo, assinados”, disse o prefeito.

Durante o encontro, o secretário Junior Aprillanti confirmou presença na 3ª Reunião Ordinária de Prefeitos, que acontece no próximo fim de semana. Também participaram da reunião os prefeitos Fernando Fiori de Godoy (Holambra), Ademir Maschio (Santa Fé do Sul), Clodomiro Junior (Santo Antonio do Pinhal), Marco Antonio de Oliveira (Morungaba) e o vice-prefeito Daniel Viana (Nuporanga).

FOTO: O prefeito de Santa Rita junto à Diretoria da Aprecesp com o secretário de Estado de Turismo (Divulgação)