Projeto Férias em Movimento 2024 – Santa Rita do Passa Quatro-SP
O Departamento de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou neste mês de janeiro mais uma edição do Projeto Férias em Movimento 2024, destinado a crianças das faixas etárias de 5 a 12 anos de idade, residentes no município de Santa Rita do Passa Quatro-SP.
Durante os dias 15 a 26 de janeiro, foi organizado um cronograma com diversas brincadeiras, dinâmicas e brinquedos infláveis que contaram com a participação de cento e cinquenta (150) crianças de famílias referenciadas pela rede de serviços socioassistenciais do município. Todas as atividades foram acompanhadas por uma equipe técnica formada por treze (13) monitores, responsáveis por garantir maior segurança e diversão, além de contribuir na inclusão de crianças com deficiência em todas as oficinas e brincadeiras propostas.
O Projeto Férias em Movimento 2024 promoveu diversas brincadeiras e atividades educativas, culturais, lúdicas e recreativas durante o período de férias escolares, com o principal objetivo de assegurar a proteção integral, o desenvolvimento saudável e a prevenção de riscos ao bem-estar das nossas crianças, além de estimular a sua imaginação e habilidades humanas e sociais para a construção de ações coletivas de empatia, respeito, comunicação e trabalho em equipe.
Dentre as principais atividades oferecidas, destacam-se as oficinas de conscientização e preservação do meio ambiente realizadas no Parque Estadual Vassununga, a exemplo das vivências botânicas, compostagem e experiências sensoriais que estimulam o autoconhecimento e o acesso a diferentes sensações e interações com o ambiente externo.
Os participantes do projeto também conheceram o maior e mais antigo jequitibá-rosa do município e visitaram o Parque Ecológico de São Carlos-SP, o que permitiu alertar sobre a importância da preservação de diversas espécies de animais ameaçadas de extinção.
Ademais, a proposta do projeto reafirma os princípios e valores normativos previstos pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), Lei n° 8.069 de 13 de julho de 1990, ao reconhecer nossas crianças e adolescentes enquanto sujeitos de direitos, conferindo-lhes o direito de brincar, praticar esportes e divertir-se, conforme disposto em seu Artigo 16.
Seguimos trabalhando para construir uma infância mais humana e saudável, reafirmando os direitos humanos e sociais, assim como fora ilustrado pela escritora brasileira Ruth Rocha em seu poema “Direitos das Crianças” (2014):
“Toda criança do mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.
Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.
Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os direitos das crianças
Todos têm de respeitar.”