ESCUTA PÚBLICA “POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC”

Na Quarta-feira, 15 de maio de 2024, a Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro, por meio do Departamento de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e do Conselho Municipal de Política Cultural (COMCULT), realizou a Escuta Pública de Cultura para a apresentação e direcionamentos do uso da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), também conhecida como “Lei Aldir Blanc 2”, instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, que tem como objetivo fomentar a cultura nacionalmente ao apoiar todos os Estados, o Distrito Federal e os Municípios brasileiros, durante 5 anos, com início em 2023.

O evento aconteceu no Centro Cultural Governador Mário Covas e reuniu diversos agentes culturais da cidade. A intermediação da escuta ficou por conta da produtora cultural Alessandra Constantino e presidente do Conselho de Cultura da cidade de Jaboticabal, juntamente com a gestora de Cultura do município, Graziela Villela que apresentaram informações, sugestões e tiraram dúvidas sobre a lei.

Os munícipes puderam opinar sobre suas demandas e ideias para a construção e aprovação do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) e estabeleceram juntos, onde serão aplicados os recursos que este ano foi destinado o valor de R$ 202.970,91 ao município. Essa construção foi um momento enriquecedor para o setor Cultural, unindo agentes culturais das mais variadas linguagens artísticas para debater sobre a importância de políticas públicas culturais como mecanismo positivo de impacto social e econômico na sociedade e no setor.

Todas as informações de como e quando inscrever seu projeto cultural será especificado dentro dos próprios Editais que serão lançados oficialmente em diário oficial mais provavelmente no segundo semestre. Todos os projetos passam por avaliação e serão selecionados por meio de comissão técnica específica de pareceristas.

SRP4 com + Cultura! Santa Rita, Cidade Poema 💚