16/04/2018 às 09:51
Dia 28 de abril tem mais mutirão de limpeza contra o Aedes aegypti

Índice larvário é a principal preocupação do da Vigilância Epidemiológica Municipal; ação irá acontecer na Vila Mara Cristina e Vila Mello

A equipe de Controle de Vetores, do Departamento Municipal de Saúde de Santa Rita do Passa Quatro, promove no próximo dia 28 de abril, sábado, mais um mutirão de limpeza em combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças da Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela.

A ação acontece nos bairros Vila Mara Cristina e Vila Mello, à partir das 8 horas,  quando os moradores deverão separar o material a ser descartado nas próprias residências, para que a as equipes possam recolher. A orientação é para que população colabore, separando o que não esteja sendo usando e que possa servir de criadouro para o mosquito, como latas, potes, garrafas, plásticos, pneus, vasos de plantas, vasos sanitários, lonas e etc.

De acordo com Vigilância Epidemiológica, os locais irão receber a equipe de Controle de Vetores dias antes para uma primeira visita de orientação e trabalho de trabalho de campo na prevenção e combate ao Aedes aegypti.

Este é será o quarto mutirão do ano no município, realizado com o apoio dos departamentos de Meio Ambiente e Serviços Municipais (DSM). O primeiro aconteceu no dia 27 de janeiro, nos Jardins Boa Vista (I, II e II), Santa Maria e São Luiz (I, II, II). O segundo foi realizado no dia 17 de fevereiro no distrito de Santa Cruz da Estrela, e nos bairros Abinópolis e São Cristovão. O terceiro visitou a Vila Kennedy e São Salvador no dia 24 de março.

Somadas, as três ações resultaram na recolha de 23 caminhões de material descartado, como pneus, plásticos, latas, tanques, tambores, lonas, entre outros. Todo o material recolhido foi encaminhado para destinação correta.

ALERTA

A Vigilância Epidemiológica do município está em alerta por conta do surto de Aedes aegypti. De acordo com o Controle de Vetores, em cada dez casas visitadas na cidade, mais da metade apresentam larvas do mosquito. O chamado Índice de Breteau, que mede a quantidade de larvas encontradas nas casas, é de 5,8, classificado como risco de surto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os agentes de controle de vetores da Prefeitura estão realizando vistorias em busca de possíveis criadouros e pontos de focos das larvas em toda cidade, que foi dividida em vários setores, com objetivo de que cada casa seja visitada quatro vezes ao ano. Entretanto a necessidade é de que a população colabora, mantendo seus quintais limpos e livres de água parada.

Foto: Equipe que participou do último mutirão de limpeza contra o mosquito Aedes aegypti promovido no dia 24 de março (Divulgação)

Veja mais sobre Saúde [+ notícias]