11/10/2017 às 15:32
Vacinação antirrábica na cidade acontece no próximo dia 29 de outubro

Controle de Zoonoses já começou a vacinar na Zona Rural desde a última sexta-feira (6/10) e segue até o próximo dia 20/10

A campanha municipal de vacinação antirrábica de Santa Rita do Passa Quatro, em área urbana e Santa Cruz da Estrela, acontece no próximo dia 29 de outubro, domingo, quando a população deverá levar seus cães e gatos em um dos 13 pontos de vacinação espalhados pela cidade e no distrito, no horário das 9h às 16 horas (confira a lista a seguir).

A campanha acontece em parceria com o curso de Medicina Veterinária da Universidade Brasil, de Descalvado. As vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde (MS) e a expectativa é de que cerca de 7 mil animais sejam vacinados município em toda campanha.

É importante que os cães sejam levados com coleira e os gatos em sacos ou caixas, para evitar fugas ou acidentes. A vacina é gratuita e deve ser aplicada anualmente em animais acima de três meses de idade. Todas as seringas e agulhas são descartáveis.

O cartaz de divulgação da campanha de 2017 foi criado com a ilustração da estudante Maria Beatriz Toso Lustosa, do 5º ano da EMEF Madre Carmelita, com texto alertando sobre a importância dos cuidados com os animais domésticos. A estudante venceu um concurso promovido entre alunos de 1º a 5º ano.

ZONA RURAL

A vacinação antirrábica na Zona Rural começou na última sexta-feira (6/10) e segue até próximo dia 20 de outubro. No período, todas as propriedades rurais do município serão visitadas pelo Serviço de Controle de Zoonoses, do Departamento Municipal de Saúde, para vacinação de cães e gatos. A solicitação é que os proprietários deixam as porteiras abertas, facilitando o acesso.

RAIVA

A raiva é uma doença transmissível entre animais e também do animal para o ser humano. Ela é caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, desde 1981 não há registro de casos de transmissão da doença a seres humanos por cães ou gatos.

CONFIRA OS POSTOS DE VACINAÇÃO NA CIDADE:

• CCI Vila Kennedy;
  • Praça do Rosário;
  • Cemitério;
  • Botafogo (em frente ao Asilo);
  • Jardim 22 de Maio (praça);
  • Bonanza (quiosque próximo a pista de skate);
  • Jd. Nova Santa Rita (em frente ao escritório);
  • Jd. Boa Vista (em frente ao CAIC);
  • Praça dos Operários;
  • Praça Prof. Lauro Costa (EMEF Madre Carmelita);
  • Parque São Paulo (em frente ao CAIS - das 9h as 12h);
  • Jd. Planalto (praça - das 13h as 16h)
  • Santa Cruz da Estrela (praça central).

Veja mais sobre Saúde [+ notícias]