12/09/2017 às 10:06
Conheça um pouco mais das principais atrações do 56º Festival Zequinha de Abreu

Evento que comemora os 100 anos de “Tico-tico no Fubá” acontece de 19 a 24 de setembro com apresentações musicais e o tradicional concurso de bandas

Flor de Aguapé, Sexteto Colibri e Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas são algumas das principais atrações da 56ª edição do Festival Zequinha de Abreu, que comemora os 100 anos do choro “Tico-tico no Fubá”. Promovido pela Prefeitura Municipal de em Santa Rita do Passa Quatro, através do Departamento de Cultura e Turismo, o evento acontece de 19 a 24 de setembro, com homenagens e apresentações musicais.

Na abertura, no dia de aniversário de Zequinha de Abreu (1880-1935), acontece uma homenagem no busto do compositor, na praça que leva o seu nome, logo pela manhã, com a participação da Academia Santarritense de Letras.

Ente os destaques da programação está o Grupo Flor de Aguapé, atração com apoio do SESC São Carlos, que se apresenta na sexta-feira (22/9). O grupo aposta na linguagem do choro cantado, com arranjos minuciosos, que buscam valorizar a tradição do gênero bem como inovar a partir das referências dos músicos. Com voz, piano, cavaco e pandeiro em sua formação, o show traz ritmos como o samba-choro, choro canção, valsa, maxixe e muito mais.

Outro destaque é o Sexteto Colibri, atração de sábado (23/9) No dia 23 de setembro (sábado). Formado em 1999, na cidade  de Ribeirão Preto, como Grupo Beija-Flor, os músicos se especializaram neste delicioso gênero musical tipicamente brasileiro, o chorinho.

Como tradicionalmente acontece, o encerramento traz o brilho e a alegria das bandas e fanfarras, com a primeira etapa do Paulistão 2017.  O 14º Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas acontece no domingo, dia 24, com o concurso na parte da manhã, na Praça Poeta Mário Mattoso (Estação) e desfile, à tarde, pela Avenida Severino Meirelles (confira a seguir a programação completa).

SAIBA MAIS SOBRE “TICO-TICO NO FUBÁ”

Há 100 anos nascia em Santa Rita do Passa Quatro a música brasileira mais executada no mundo. O choro “Tico-tico no Fubá” foi composto em 1917, pelo músico santa-ritense José Gomes de Abreu. Apresentada pela primeira vez em um baile da cidade, em 1917, sob o nome de “Tico-Tico no Farelo”, a obra recebeu o nome atual em 1931.

A composição foi gravada pela organista Ethel Smith em 1941, que fez grande sucesso internacional, e por Ray Conniff. Em 1942, regravada pela Rainha do Chorinho Ademilde Fonseca. Atingiu o ápice de sua popularidade nos anos 1940, quando fez parte de filmes em Hollywood, entre eles, o longametragem Copacabana, de 1947, com Carmen Miranda.

Parte da história sobre a canção foi contada no filme “Tico-tico no Fubá”, de 1952, dirigido por Adolfo Celi. Mais recentemente a obras foi regravada pelo cantor Ney Matogrosso, em 2006. E a seleção brasileira de nado sincronizado utilizou com sucesso a canção como tema no 15º Mundial de Esportes Aquáticos, realizado na cidade de Barcelona, em 2013.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 19 - 9 horas - Homenagem no Busto - Participação da Academia Santarritense de Letras - Praça Zequinha de Abreu.

Dia 20/09 (quarta-feira) - 20h - Filhos da Cidade - Soprano a Viola e Brecando na Subida. Praça Poeta Mário Mattoso.

21/09 (quinta-feira) - 19h30 - Banda Municipal Zequinha de Abreu e Coral Prof. Octávio Bueno de Camargo. Praça Poeta Mário Mattoso.

22/09 (sexta-feira) - 19h30 - Duo Saxofone & Violão (Solange Priscila e Alan Godoy) -

20h30 - Grupo Flor de Aguapé (atração do SESC São Carlos). Praça Poeta Mário Mattoso.

23/09 (sábado) - 19h30 - Tributo a musica Tico-Tico no Fubá, com músicos da cidade.

20h30 - Sexteto Colibri. Praça Poeta Mário Mattoso.

24/09 (domingo) - 8h - 14º Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas (Paulistão 2017). Praça Poeta Mário Mattoso.

16h30 - Desfile de Bandas e Fanfarras. Avenida Severino Meirelles.

Veja mais sobre Cultura [+ notícias]