04/05/2018 às 14:10
SANTA RITA 158 ANOS: Programação de aniversário da cidade começa neste fim de semana

2º Encontro de Ferreomodelismo e 1º Encontro de Clássicos e Antigos abrem as comemorações que seguem até 26 de maio com atrações diversas

As comemorações pelo aniversário de Santa Rita do Passa Quatro começam neste fim de semana com uma verdadeira volta ao passado, no tempo em que a estação ferroviária movimentava a cidade, com o embarque e desembarque de passageiros dos trens da Companhia Paulista.

No sábado (5/5) começa o 2º Encontro de Ferreomodelismo, promovido em parceria com a pela Associação de Ferreomodelismo de Santa Rita, com apoio do Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal e Comtur (Conselho Municipal de Turismo).  O evento  acontece na praça Poeta Mário Mattoso (Estação) e segue até domingo (6/5), quando o mesmo local também recebe, o 1º Encontro de Clássicos e Antigos, promovido pela Associação Loucos Por Clássicos.

Além de trens e estações em miniaturas, o evento também irá contar com veículos que marcaram época, incluindo o clássico Flecha Azul, ônibus da Viação Cometa que se destacou por anos nas estradas do Brasil. Os dois encontros vão se completar com muita música de estilos variados. No sábado tem shows de Letícia Arantes & Pedro Santiago, à partir das 17h30, e com a Orquestra de Viola Caipira de Tapiratiba, às 19h30. NO domingo, o rock toma conta da estação com as bandas Charangas Old Rock, às 10h da manhã, e Covil de Aluguel, à partir das 14 horas, também na Praça da  Estação.

ANIVERSÁRIO

No próximo dia próximo dia 22 de maio, o município santa-ritense completa de 158 anos de fundação. Para comemorar a data o Departamento Municipal de Cultura e Turismo preparou uma programação especial, que segue o até dia 26 de maio, sábado, com atrações diversas.

A programação prossegue no dia 17 de maio, quinta-feira, com a 2ª Antologia da Academia Santarritense de Letras, no Centro Cultural Mário Covas. De 18 a 20 de maio, sexta à domingo, com a 14ª Exposição Nacional de Orquídeas, na EMEF Francisco Ribeiro. Promoção do Núcleo Orquidófilo Santarritense e União Nacional dos Orquidófilos.

A música irá tomar conta da Praça Zequinha de Abreu (Matriz) durante o mesmo fim de semana, com shows da banda Smool, de Porto Ferreira, com ritmos diversos, na sexta-feira (18/5), com abertura de Letícia Moura, e as bandas de rock Covil de Aluguel (Santa Rita) e Marília Gabriela (São Paulo) em parceira com Circuito Cultural Paulista, no sábado (19/5).

No domingo, 20 de maio, acontece o tradicional desfile cívico pela Avenida Severino Meirelles, com diversas instituições da cidade e região. A Banda Municipal Zequinha de Abreu se apresenta na segunda-feira (21/5), às 20 horas, na Concha Acústica da praça Zequinha de Abreu (Matriz).

O dia 22 de maio, terça-feira, será totalmente dedicado à programação religiosa, promovida pela Paróquia de Santa Rita de Cássia, em homenagem à padroeira do município.

A programação se encerra nos dias 25 e 26 de maio, sexta-feira e sábado, com peça teatral “Caravela da Ilusão”, do grupo Espaço Núcleo, e espetáculo de dança, do Grupo Mina Pires, ambos no Centro Cultural Mário Covas.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DAS ATRAÇÕES

EM COMEMORAÇÃO AOS 158 ANOS DE SANTA RITA DO PASSA QUATRO

DIA 5 maio (sábado) - Praça Poeta Mário Mattoso (Estação)
2º Encontro de Ferreomodelismo - das 10h às 22 horas.

DIA 6 maio (domingo) - Praça Poeta Mário Mattoso (Estação)
2º Encontro de Ferreomodelismo e 1º Encontro de Clássicos e Antigos.  Das 9h às 16 horas.

DIA 17 de maio (quinta-feira) - Centro Cultural Gov. Mário Covas
2ª Antologia da Academia Santarritense de Letras - Lançamento do livro “Santa Rita do Passa Quatro - Coração e Alma nº 2”. Às 19h30.

DIAS 18, 19 e 20 de maio (sexta a domingo) - EMEF Francisco Ribeiro
14ª Exposição Nacional de Orquídeas. Abertura na sexta-feira, às 19 horas. Visitação pública, sábado, das 9h às 22 horas, e domingo, das 8h às 17horas.

DIA 18 de maio (sexta-feira) - Praça Zequinha de Abreu (Matriz)
Banda Show Smool (Porto Ferreira), com ritmos diversos. Abertura com Letícia Moura. À partir das 20 horas.

DIA 19 de maio (sábado) - Praça Zequinha de Abreu (Matriz)
Show de rock com a banda Marília Gabriela (São Paulo), atração do Circuito Cultural Paulista, com abertura da banda Covil de Aluguel (Santa Rita). Às 20 horas.

DIA 20 de maio (domingo) - Avenida Severino Meirelles
Desfile Cívico Militar – A partir das 9 horas.

DIA 21 de maio (segunda-feira) - Concha Acústica praça Zequinha de Abreu (Matriz)
Banda Municipal Zequinha de Abreu – Às 20 horas

DIA 25 de maio (sexta-feira) - Centro Cultural Mário Covas
Peça teatral “Caravela da Ilusão”, Grupo Espaço Núcleo (São Paulo). Às 19h30.

DIA 26 de maio (sábado) - Centro Cultural Mário Covas
Espetáculo de dança do Grupo Mina Pires (São Paulo). Às 19h30.

Foto: A Orquestra de Viola de Tapiratiba, Leticia Arantes, as bandas Charangas Old Rock e Covil de Alugue, as atrações musicais do fim de semana (Arquivo/Divulgação)

Veja mais sobre Turismo [+ notícias]