30/04/2018 às 12:31
Aedes aegypti: Mutirão de limpeza é neste sábado na Vila Mello e Mara Cristina

Ação irá acontecer à partir das 8 horas; índice larvário é a principal preocupação do da Vigilância Epidemiológica Municipal

Neste sábado (28/4) a equipe de Controle de Vetores, do Departamento Municipal de Saúde de Santa Rita do Passa Quatro, promove mais um mutirão de limpeza em combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças da Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela.

A ação acontece nos bairros Vila Mara Cristina e Vila Mello, à partir das 8 horas, quando os moradores deverão separar o material a ser descartado nas próprias residências, para que a as equipes possam recolher. A orientação é para que população colabore, separando o que não esteja sendo usando e que possa servir de criadouro para o mosquito, como latas, potes, garrafas, plásticos, pneus, vasos de plantas, vasos sanitários, lonas e etc.

De acordo com Vigilância Epidemiológica, os locais receberam a equipe de Controle de Vetores dias antes para uma primeira visita de orientação e trabalho de trabalho de campo na prevenção e combate ao Aedes aegypti.

Este será o quarto mutirão do ano no município, realizado com o apoio dos departamentos de Meio Ambiente e Serviços Municipais (DSM). O primeiro aconteceu no dia 27 de janeiro, nos Jardins Boa Vista (I, II e II), Santa Maria e São Luiz (I, II, II). O segundo foi realizado no dia 17 de fevereiro no distrito de Santa Cruz da Estrela, e nos bairros Abinópolis e São Cristovão. O terceiro visitou a Vila Kennedy e São Salvador no dia 24 de março.

Somadas, as três ações resultaram na recolha de 23 caminhões de material descartado, como pneus, plásticos, latas, tanques, tambores, lonas, entre outros. Todo o material recolhido foi encaminhado para destinação correta.

Foto: Equipe que participou do último mutirão de limpeza contra o mosquito Aedes aegypti promovido no dia 24 de março (Divulgação)

Veja mais sobre Saúde [+ notícias]