16/03/2018 às 15:18
IPTU e ISSQN têm vencimentos na próxima quinta-feira

Pagamentos da primeira ou parcela única deverão ser realizados em um dos bancos credenciados; quem não recebeu o carnê, pode gerar a 2ª via pela internet

O prazo para pagamento da primeira parcela ou parcela única do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), do município de Santa Rita do Passa Quatro, vence na próxima quinta-feira (22/3).

O IPTU poderá ser parcelado em até 10 vezes, enquanto o ISSQN pode ser dividido em seis parcelas iguais. Nos dois impostos, quem optar pelo pagamento à vista, terá o benefício do desconto de 5%.

Os carnês estão sendo entregues pelos correios e o setor de Tributação da Prefeitura Municipal também disponibiliza a 2ª via na internet, no site da prefeitura municipal (clique aqui), para quem, por algum motivo, não recebeu até a data do vencimento.

Ambos os tributos deverão ser pagos em uma das instituições bancárias credenciadas para o recebimento, são elas Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal (incluindo as Lotéricas) e Santander. Os contribuintes devem verificar quais os serviços disponíveis em cada banco.

De acordo com o Departamento Municipal de Finanças, não houve reajustes dos impostos, mas sim a reposição do índice inflacionário, obrigatório pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em 1,95%, seguindo o índice do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), medido de dezembro de 2016 a novembro de 2017.

O IPTU é um tributo municipal arrecadado sobre a propriedade, o domínio útil ou a posse de imóvel localizado em zona ou extensão urbana. O imposto consta na Constituição Federal e serve tanto para pessoas jurídicas, como pessoas físicas. O objetivo principal do IPTU é basicamente fiscal, ou seja, obter recursos financeiros para o Governo Municipal investir na manutenção da própria cidade, em busca de melhorias na qualidade de vida dos moradores.

FOTO: Carnês de IPTU e ISSQN de 2018 que estão sendo entregues pelos Correios (AssCom/Divulgação)