23/02/2018 às 14:43
Governador de São Paulo se reúne com Diretoria da Aprecesp

Prefeito Leandro Luciano dos Santos, vice-presidente da entidade que representa as 70 estâncias paulistas, também esteve no encontro

O primeiro encontro da nova diretoria da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) com o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), resultou no atendimento de importantes pleitos para as cidades estâncias. O encontro aconteceu no último dia 16 de fevereiro, sexta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, acompanhado por Fabrício Cobra Arbex, secretário de Estado de Turismo, e pela diretora do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos).

O prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, Leandro Luciano dos Santos, atual vice-presidente da entidade que representa as 70 estâncias paulistas, também esteve entre os presentes.

Atendendo à reivindicação dos prefeitos, Alckmin garantiu a revogação do Decreto 62.032/2016 que permitirá a partir de agora o repasse de 20% do valor do convênio tão logo seja expedida a ordem de serviço para o início da obra contratada.

Outro tema abordado foi o descontingenciamento de 35% da verba Dadetur 2018, que garantiria às estâncias a execução dos projetos na totalidade. Este ano serão empregados R$ 333 milhões nas 70 estâncias. O descontingenciamento deve garantir o investimento de R$ 116 milhões nos municípios.

O governador sinalizou com a possibilidade de discutir o assunto na assembléia da Aprecesp, que acontecerá em 10 de março, em Serra Negra.

Os prefeitos pleitearam ainda que todos os convênios com a Secretaria de Turismo sejam firmados ainda no primeiro semestre, em razão de 2018 ser ano eleitoral.

Além do prefeito santa-ritense e do presidente da Aprecesp, o prefeito de Itanhaém Marco Aurélio Gomes, a reunião também contou com André Eduardo Bozzola de Souza Pinto (Socorro), Clodomiro Correia de Toledo Júnior (Santo Antônio do Pinhal), Gabriel dos Santos Oliveira Rosa (2º Tesoureiro/ Cananéia), Marco Antônio de Oliveira (Morungaba), Aristides Silva Góes (Nuporanga), Ademir Maschio (Santa Fé do Sul), Paulo Sérgio Barboza de Lima (Águas de São Pedro), Edson Rodrigo de Oliveira Cunha (Monte Alegre do Sul) e Modesto Salviatto Filho (Brotas).

INVETIMENTOS LOCAIS

Os recursos do Dadetur de 2018, para Santa Rita, serão empregados em obras como a revitalização do Morro Itatiaia, do Cristo Redentor, um dos principais pontos turísticos do município, onde estão previstos investimentos de cerca de R$ 2 milhões. Outro local deve ser é o galpão do Parque Turístico Municipal Jácomo Barbuio, recinto de Exposições Pedro Girotto, que será totalmente revitalizado, com mais R$ 1 milhão, se tornando um importante centro de eventos.

Exclusivos para investimentos em infraestrutura turística, os recursos do Dadetur tem sido fundamentais para o desenvolvimento do município. Obras de grande importância foram realizadas pela administração municipal através dos convênios com a Secretaria de Turismo, entre eles as reformas da rodoviária, Três Quedas e Ginásio Municipal de Esportes, este último com as obras em andamento. Os recursos do Dadetur são destinados exclusivamente às estâncias e MITs (municípios de interesse turístico), paulistas.

“Mais um conquista da população santa-ritense, junto ao governador Geraldo Alckmin, em uma hora e meia de reunião, conquistamos mais R$ 3 milhões em investimentos no município”, disse o prefeito. “Acredito que estamos plantando agora uma semente que irá gerar muitos frutos no futuro, com o desenvolvimento do nosso turismo, como fonte de geração de emprego e renda para nossa população e arrecadação para o município”, completou.

FOTO: Diretoria da Aprecesp durante reunião como secretário de Turismo e o governador de São Paulo (Divulgação)