22/12/2017 às 14:42
Região Turística Histórias e Vales realiza última reunião do ano em Santa Rita

Com a participação do prefeito e vice-prefeita, encontro teve como objetivo a conclusão do Plano Regional de Turismo

Santa Rita do Passa Quatro foi sede do último encontro da Governança da Região Turística Histórias e Vales. O evento que aconteceu na última quarta-feira (20/12), na sede da Câmara Municipal. Coordenado por Eduardo Henrique Ferin da Cunha, do Senac São Carlos, a reunião teve como objetivo fazer uma apresentação geral da Região Turística (RT) Histórias e Vales, tratar de temas relacionados ao Circuito Caminho da Paz e agendar o lançamento do Plano Regional de Turismo.

Além de dirigentes do Departamento Municipal de Turismo e Comtur (Conselho Municipal de Turismo), o encontro contou com a presença de representantes dos municípios participantes da região.

Aberta ao trade turístico e autoridades, a primeira parte da reunião apresentou o Circuito Caminho da Paz, abordado detalhes como passaporte, sinalização, divulgação, entre outros.  O Caminho da Paz é circuito entre vários municípios que pode ser percorrido a pé (supertrekking), de bicicleta ou off road, e pode ser considerado de turismo cultural, ecológico, dentre outros.

Iniciado em maio último, Plano de Turismo da Região Histórias e Vales foi concluído em apenas quatro meses, considerado tempo recorde, com reuniões em nove cidades participantes. A intenção é que o plano seja entregue em evento de nível nacional, em São Paulo, já que o trabalho é pioneiro entre os municípios paulistas.

O documento é considerado de grande importância, pois a união da força entre os 12 municípios participantes --- que juntos somam quase 600 mil habitantes --- na busca de benefícios como a liberação de recursos, além da busca de investimentos juntos a iniciativa privada.

O Plano Regional de Turismo envolve a realização de inventário turístico, pesquisa de estudo de demanda, análise dos atrativos, equipamentos e serviços turísticos e elaboração de diretrizes e plano de ação.

Participam da Região Turística Histórias e Vales os municípios de São Carlos, Descalvado, Porto Ferreira, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Pirassununga, Leme, Tambaú.

FOTO – Participantes da última reunião do ano da Região Turística Histórias e Vales, em Santa Rita, nesta quarta (AssCom/Divulgação)

Veja mais sobre Turismo [+ notícias]