22/12/2017 às 14:40
RETROSPECTIVA 2017: Ano repleto de Cultura

De janeiro a dezembro, o setor cultural movimentou Santa Rita do Passa Quatro co eventos e ações todos os meses; confira

O setor cultural foi movimentando no ano de 2017, em Santa Rita do Passa Quatro. A Prefeitura Municipal, o principal provedor de cultura na cidade, promoveu ações e eventos todos os meses do ano, com atividades que vão desde comemorações tradicionais, como os festivais italiano e Zequinha de Abreu e aniversário da cidade, até promoções esporádicas. A razão de tanto trabalho e sucesso foram as parcerias firmadas pelo Departamento Municipal de Cultura e turismo, com entidades como Sesc-SP e APAA, e programas como o ProAc. Confia a seguir um resumo, mês a mês do que aconteceu na cultura local.

JANEIRO - Na primeira parceria entre com o ProAc (programa da Secretaria de Estado da Cultura), a cidade recebeu o show com Izabel Padovani (voz) e Ronaldo Saggiorato (baixo), na praça Poeta Mário Mattoso (Estação),  divulgando o CD “Aquelas Coisas Todas”.

FEVERERIO - Santacarnafolia 2017, o carnaval santa-ritense, aconteceu de sábado, domingo e segunda-feira na Praça Poeta Mário Matoso, ao som das tradicionais marchinhas, e no Parque Turístico Municipal (Clube de Campo) com animação de banda com os diversos estilos musicais que animam a festa de Mômo pelo Brasil.

MARÇO – Novamente em parceria com o ProAC, o município recebeu a peça teatral “Romeu e Julieta”, da Cia. Talagadá, também na Praça da Estação. A Biblioteca Municipal Evandro Mesquita, promoveu o evento Música, Letra e Arte. Dentro da programação da 8ª Semana Artística Cultural, a cidade recebeu a exposição de caricaturas do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, “Mostra Para Rir”, com cerca de 50 obras do acervo do Centro Nacional de Humor Gráfico).

ABRIL – O mês começou com exposição no Centro Cultural Mário Covas, da artista plástica Lucia Buccini. O Festival de Tradições Italianas chegou a 25ª edição, com shows de Fred Rovella, banda Brasitália e banda Viva Itália, na Praça da Estação.

MAIO – O mês que a cidade completou 157 anos foi de festa, com o 1ª Viagem Literária, parceria com a Secretaria de Cultura, o Tricotando Palavras e Canções, trouxe o espetáculo “Contos de Todos os Cantos”, no Centro Cultural Mário Covas. O 1º Encontro de Ferromodelismo aconteceu praça Poeta Mário Mattoso. A programação de aniversário da cidade seguiu até o fim do mês com apresentações musicais, a 13ª Exposição Nacional de Orquídeas e o tradicional desfile cívico pela Avenida Severino Meirelles.

JUNHO – O espetáculo “Circo na Praça”, da Cia Pé de Chinelo, animou o público na Praça da Estação. A segunda edição do programa Viagem Literária trouxe o escritor Luis Eduardo Matta e seu “Bate Papo Infantojuvenil”, no Centro Cultural Mário Covas.

JULHO – A cidade recebeu mais uma atração circense com a Cia. Pé de Cana, com o espetáculo “Circo de Doisdo”. O 2º Estação Rock reuniu bandas locais na praça Poeta Mário Mattoso.

AGOSTO –  A 3ª edição do Viagem Literária recebe o escritor Luiz Rufatto, destinado ao público adulto. Começou a oficina Danças Urbanas, parceria com o programa Oficinas Culturais (Secretaria da Cultura), com Alexandre Snoop, segundo até 10 de outubro, com aulas semanais. O maestro João Carlos Martins e a orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP, realizaram concerto ao ar livre na na praça Zequinha de Abreume parceria com o Sesi. O Cine Mazzaropi, parceria com o MIS, exibiu filmes do caipira conhecido como Jeca Tatu, no Centro Cultural Mário Covas.

SETEMBRO – O projeto Tico-Tico no Fubá apresentou a peça teatral infantojuvenil “A Magia da Infância”, no Centro Cultural. A exposição “Esta Sala é uma Piada” trouxe mais 56 cartuns do Salão de Piracicaba, no Museu Zequinha de Abreu. O 56º Festival Zequinha de Abreu, comemorou os 100 anos do choro “Tico-tico no Fubá”, de 19 a 24 de setembro, com homenagens e apresentações musicais.  A oficina Percussão Brasileira, com Fernando Barroso, aconteceu Pavilhão Cultural Dr. Eduardo Louzada Rocha.

OUTUBRO – Com programação gratuita de cinema o Cultural Mário Covas recebeu o programa Pontos MIS, com a exibição de três filmes.

NOVEMBRO – O evento Música na Praça, com a Banda Zequinha de Abreu e Coral Prof. Octávio Bueno de Camargo, abriu o calendário cultural do mês. Mais uma oficina do MIS, desta vez a de Vídeo de Bolso com Celular, com o cineasta Ralph Friedericks. A 5º Semana do Músico reuniu apresentações e homenagens nas praças da Bíblia,  Poeta da Estação e Câmara Municipal. A parceria com a APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) trouxe o Quartetto Sentinela e sua MPB mineira.

DEZEMBRO – A Biblioteca Municipal Evandro Mesquita traz mais uma exposição, com trabalhos em junco sintético. Com a chegada do Papai Noel, começou a edição 2017 do Natal Iluminado, com atrações culturais até o dia 23 de dezembro, todas as noites na Praça do Rosário.

2018 – A expectativa para o próximo ano é grande, com a inserção da cidade no Circuito Cultural Paulista 2018, da Secretaria de Estado da Cultura, com espetáculos uma vez por mês no município, de março a junho e de agosto a novembro.

Veja mais sobre Cultura [+ notícias]