01/12/2017 às 15:49
Santa Rita está próxima de receber seu primeiro campus universitário

Prefeito confirma interesse da Universidade Brasil em aquisição de área do Estado para o projeto; reitor já protocolou documentação junto à Secretaria de Saúde

O prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, Leandro Luciano dos Santos, esteve esta semana em São Paulo, na sede da Universidade do Brasil, onde confirmou junto ao reitor José Fernando Pinto da Costa, o interesse da instituição em adquirir uma propriedade do Estado, localizada no município, para implantação de um campus.

Na ocasião, o reitor entregou ao prefeito uma cópia do Ofício 025/2017, endereçado ao Secretário de Estado da Saúde, David Everson Uip, com a manifestação de interesse na aquisição da Fazenda Cascata (anexa ao CAIS-SR), pertencente ao Estado. No local, a Universidade do Brasil pretende instalar um novo campus “focado em Centros de Pesquisa na Área da Saúde, Energia Renovável e Pesquisa de Produção Animal”, como consta no ofício.

De acordo com o reitor, a Universidade Brasil possui três campi credenciados, um em São Paulo (sede), e mais dois municípios paulistas: Descalvado e Fernandópolis. A instituição oferece, no total, 46 cursos de graduação e 14 de especialização, todos presenciais, além de sete cursos de graduação na modalidade à distância, quatro cursos de mestrado e um de doutorado, todos bem avaliados em certificação do MEC, tanto nos cursos, como na qualidade dos campi.

O ofício da instituição se baseia na Lei Estadual 16.338, de 14 de dezembro de 2016, que autoriza a alienação dos imóveis estaduais. Agora Universidade do Brasil aguarda pela resposta e das instruções para prosseguimento do processo.

ATUAÇÃO

Desde a manifestação de interesse da Universidade do Brasil em implantar um campus em Santa Rita, que o prefeito Leandro Luciano dos Santos vem atuando junto as diversas esferas buscando viabilizar o processo todo.

Para este trabalho, o prefeito tem contado com o apoio do Deputado Estadual Roque Barbieri, o Roquinho (PTB), e do Deputado Federal Carlos Sampaio (PSDB), mas esferas estadual e federal. No início de novembro, o prefeito esteve na Secretaria de Estado da Saúde, acompanhado do deputado Roquinho, reunido com o Assessor de Gabinete de Relações Institucionais e Governamentais da Secretaria de Saúde, Luiz de Mello, já declarando interesse da iniciativa privada na área.

Na reunião desta semana, Leandro esteve com o Reitor da Universidade, Fernando Costa, secretário legislativo e chefe do gabinete do deputado Roquinho, Jair Braz Pereira, e o Diretor da DRS 13 de Ribeirão Preto, Ronaldo Dias Capelli.

“Hoje o sonho de Santa Rita possuir um campus universitário pode se tornar realidade e agradeço ao reitor Dr. Fernando Costa, aos deputados Roquinho e Carlos Sampaio e ao diretor da DRS 13, Ronaldo Capelli, por acreditarem em nossa gestão e terem a total consciência de que o caminho do desenvolvimento está nas parcerias entre poder público e iniciativa privada”, disse o prefeito.

FOTO: O prefeito com o Reitor da Universidade do Brasil, o Secretário Legislativo, e o Diretor da DRS 13 em reunião na sede da instituição em SP (Divulgação)