12/09/2017 às 09:56
Sábado, dia 16, tem mais uma campanha de doação de sangue

Promovida pelo Hemocentro e Prefeitura, ação acontece

na EMEF Madre Carmelita, a partir das 7 horas

Santa Rita do Passa Quatro recebe no próximo dia 16 de setembro, sábado, mais campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea promovida pelo Hemocentro de Ribeirão Preto, em conjunto com a Prefeitura Municipal, através do Departamento de Saúde. A partir das 7 horas, na EMEF Madre Carmelita, a população terá mais uma oportunidade de fazer uma boa ação, que poderá salvar muitas vidas.

Para ser doador é preciso ter idade entre 18 e 67 anos, estar com boa saúde, ter peso igual ou maior que 50kg (homens) ou 51kg (mulheres). Voluntários com idade entre 16 e 18 anos também podem doar, desde que autorizados pelos pais ou responsáveis. Segundo o Hemocentro, não existe risco de contrair uma doença infecciosa doando sangue. Será obrigatório apresentar documento oficial com foto, preferencialmente o RG.

O Hemocentro faz uma série de recomendações aos voluntários, entre as quais a de dormir por pelo menos seis horas antes da doação; evitar o jejum, fazendo refeições leves e não gordurosas; evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas; não fumar por no mínimo uma hora antes e uma hora após a doação; não praticar exercícios físicos exagerados e atividades perigosas, como subir em locais altos ou dirigir veículos em rodovias. O doador deverá permanecer no local por pelo menos 15 minutos após a doação.

Mais informações sobre a doação ou recomendações podem ser conferidas na página do hemocentro no internet (clique aqui).

A CAMPANHA

Santa Rita está entre os municípios atendidos pelo Hemocentro de Ribeirão Preto. A última campanha na cidade aconteceu no dia 8 de abril, com um expressivo aumento no número de doadores em relação às edições anteriores.

De acordo com balanço divulgado pelo Hemocentro, 219 voluntários compareceram para doação, totalizando 154 bolsas foram colhidas e 30 novos cadastros de possíveis doadores de medula óssea. Mais uma vez a campanha contou com a presença do Tiro de Guerra local, com 32 de atiradores voluntários.

Após cada coleta, o sangue é fracionado e colocado a disposição para transfusões já na segunda-feira seguinte. Cada bolsa de 450 ml é divida em três categorias: hemácias, plasma e plaquetas, distribuídas conforme a necessidade. Segundo o Hemocentro, cada doador pode salvar até três vidas.  Santa Rita está entre os municípios atendidos pelo Hemocentro de Ribeirão Preto.

O Hemocentro de Ribeirão Preto atende 110 hospitais com uma demanda de 9 mil bolsas por mês. Ao todo, de acordo com a assistente social, são 210 municípios atendidos pela entidade, 33% do Estado de São Paulo. Para suprir esta demanda, são realizadas campanhas em três finais de semana por mês, nas várias cidades da região de abrangência.

Veja mais sobre Saúde [+ notícias]