19/01/2018 às 15:55
DICA SEBRAE AQUI: 63% das empresas brasileiras fecham as portas nos primeiros dois anos

Falta de planejamento financeiro é a principal causa das novas empresas no Brasil

A partir desta semana, o poste de atendimento do Sebrae Aqui, de Santa Rita do Passa Quatro, irá divulgar dicas para empreendedores interessados em abrir uma empresa ou para aquelas que já possuem seu negócio e estão em busca de orientação. Confira agora a primeira dica para os interessados em abrir seu próprio negócio.

A falta de planejamento em relação aos aspectos financeiros é uma das principais razões para o fracasso de empresas no Brasil. De acordo com estudo realizado pelo Sebrae, 63% das empresas brasileiras fecham suas portas nos dois primeiros anos de vida.

Para uma empresa sobreviver e se manter num mercado cada vez mais competitivo, é necessário que o dono do empreendimento tome suas decisões apoiadas em informações precisas e atualizadas.

A seguir, apontamos algumas dicas que podem ajudar na vida financeira de seu negócio.

A primeira é elaborar e manter os relatórios gerenciais (controles financeiros) sempre atualizados. A segunda é acompanhar periodicamente os indicadores financeiros.

O empresário não pode se esquecer de manter os estoques em níveis compatíveis com o volume de vendas e evitar os excessos de compras.

A lista de recomendações também inclui a determinação de um valor fixo e data fixa para pagamento do seu pró-labore (o “salário” do proprietário ou sócio), não esquecendo de limitar seu valor dentro das possibilidades da empresa.

Outra dica importante é adotar políticas de formação de preços de venda, que mantenham a empresa competitiva, porém, sempre pensando na rentabilidade do negócio.

Outra recomendação é o empresário deve evitar os descasamentos de prazos entre os pagamentos de compras com os recebimentos das vendas a prazo.

Para que essa gestão seja eficaz, não deixe de planejar, organizar, controlar e analisar todas as atividades financeiras da sua empresa.

Ao realizar uma boa gestão, você contribui para que sua empresa tenha um diferencial no mercado e para a redução dos riscos financeiros que ela pode sofrer.

É essa gestão que garantirá a saúde do negócio.

SEBRAE AQUI

O Sebrae Aqui é um espaço onde o empresário pode tirar suas dúvidas sobre a abertura de novos negócios, regularização, questões relacionadas à gestão empresarial, marketing, capacitações entre outras atividades de suma importância para o sucesso e bem estar de seu negócio, seja ele futuro ou já em atividade.

Trata-se de mais uma ação do Plano de Desenvolvimento do Município, implantando pelo governo municipal, facilitando o trabalho dos empreendedores locais, que não precisam mais se deslocar até o escritório regional do Sebrae em outras cidades, para ter acesso aos serviços de apoio e consultoria dos profissionais. Na Sala do Empreendedor, o público terá todo atendimento para abertura de empresas de uma forma simplificada e livre de burocracia.

Sebrae Aqui e Sala do Empreendedor funcionam de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 11h e das 13h às 17 horas, na Avenida Severino Meirelles, nº 1230, Centro, ao lado do Departamento Municipal de Educação, junto ao Procon.

Veja mais sobre Desenvolvimento [+ notícias]