Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
18/05/2018 às 10:33
Campanha de Vacinação contra gripe segue até o fim do mês















 

 

Todos os grupos de risco ainda podem receber a vacina no Centro de Saúde II, CAIC e Santa Cruz da Estrela

 

Termina em maio a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (influenza), promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios. Realizada pelo Departamento de Saúde de Santa Rita do Passa Quatro, a vacinação no município acontece no Centro de Saúde II, no PAS do CAIC e UBS de Santa Cruz da Estrela.

 

A vacinação começou no último dia 23 de abril, segunda-feira. Desde então a campanha vem priorizando os diferentes grupos de risco. A primeira semana foi dedicada aos idosos (acima de 60 anos) e profissionais da área de saúde, em seguida a vacinação começou a atender crianças (entre 6 meses a menores de 5 anos), gestantes e puérperas (mulher que deu a luz recentemente) e, na última semana, começou a atender também professores e pessoas com comorbidades (doenças crônicas). No último sábado (12/5) aconteceu o chamado Dia D, com atendimento especial. E nos últimos dias, todos os grupos podem ser vacinados.

 

Pessoas acamadas ou impossibilitadas de se locomover poderão ser vacinadas na própria casa, de segunda a sexta-feira. Para isso, devem entrar em contato com o Centro de Saúde II, pelo telefone 3582-6171 ou 3584-5278, fornecendo o endereço.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

 

A CAMPANHA

 

A mobilização tem o objetivo de conter o avanço da doença no inverno, quando as baixas temperaturas ampliam a circulação dos vírus causadores de doenças respiratórias. Após a vacinação, o organismo leva 15 dias para gerar os anticorpos contra a enfermidade. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

 

A meta do Ministério é vacinar 54 milhões de pessoas até o dia 1º de junho. Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.

 

 

 

 

Veja mais sobre Saúde [+ notícias]

 

 

Pontos Turísticos

Confira aqui os principais pontos turisticos, nossa gastronomia, hospedagens e coordenadas geográficas.

Mural de Recados

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!