21/09/2018 às 14:10
BALANÇO: Com mais de 100 bolsas, Campanha de doação de sangue foi um sucesso

Ação do Hemocentro com apoio do Departamento Municipal de Saúde aconteceu no último sábado na Madre Carmelita

Mais uma vez a população de Santa Rita do Passa Quatro se mostrou muito solidária, em mais uma campanha de doação e cadastro de medula óssea. Promovida no última sábado (15/9), na EMEF Madre Carmelita, a 12º Maratona Internacional de Doação de Sangue, reuniu 127 candidatos voluntários, dos quais foram arrecadadas 102 bolsas de sangue.  Do total, 44 voluntários foram doadores pela primeira vez. O resultado foi considerado positivo pela organização.

A campanha foi realizada em parceria entre Hemocentro Ribeirão Preto e Prefeitura Municipal, através do Departamento de Saúde e foi a segunda promovida este ano no município. A primeira aconteceu em março, mas foi prejudicada por uma pane no ônibus que trouxe a equipe do Hemocentro à cidade, comprometendo da campanha.

Promovida pelos menos duas vezes ao ano na cidade, todas com presença expressiva da população local.  Santa Rita está entre os municípios atendidos pelo Hemocentro de Ribeirão Preto.

Após cada coleta, o sangue é fracionado e colocado a disposição para transfusões já na segunda-feira seguinte. Cada bolsa de 450 ml é dividida em três categorias: hemácias, plasma e plaquetas, distribuídas conforme a necessidade. Segundo o Hemocentro, cada doador pode salvar até três vidas.  Santa Rita está entre os municípios atendidos pelo Hemocentro de Ribeirão Preto.

O Hemocentro de Ribeirão Preto atende 110 hospitais com uma demanda de 9 mil bolsas por mês. Ao todo, de acordo com a assistente social, são 210 municípios atendidos pela entidade, 33% do Estado de São Paulo. Para suprir esta demanda, são realizadas campanhas em três finais de semana por mês, nas várias cidades da região de abrangência.

Veja mais sobre Saúde [+ notícias]