24/02/2017 às 14:59
Mutirão contra Aedes aegypti recolhe seis caminhões de material no último sábado

Ação aconteceu na Vila Kennedy e Vila São Salvador envolvendo 33 pessoas que percorreram 39 quadras dos dois bairros

A equipe de Controle de Vetores, do Departamento Municipal de Saúde de Santa Rita do Passa Quatro, promoveu no último sábado, dia 18, o mutirão de limpeza em combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças da Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela. Com apoio do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Departamento de Serviços Municipais (DSM), a ação acontece na Vila Kennedy e Vila São Salvador.

O resultado foi a recolha de seis caminhões de material descartado, possíveis criadouros de vetores, como pneus, plásticos, latas, tanques, tambores, lonas, sofás, papelões, colchões, entre outros. Em um dos recipientes foram encontradas larvas do mosquito. Todo o material recolhido foi encaminhado para o Aterro Sanitário Municipal, onde foi separado entre recicláveis e não recicláveis e recebeu a destinação correta.

No total 33 pessoas trabalharam no mutirão, entre motoristas, ajudantes de serviços diversos e equipes de Controle de Vetores e Meio Ambiente. Além dos caminhões, a ação contou com apoio de uma pick up, uma Kombi e um carro de som. As equipes percorreram 39 quadras dos dois bairros.

Antes do mutirão, os moradores foram orientados a separar o material que seria descartado nas próprias residências, para que a as equipes pudessem recolher. A orientação foi para que fosse separando o que não estaria sendo usado, que pudesse servir de criadouro para o mosquito.

De acordo com o Controle de Vetores, os dois bairros foram escolhidos, pois em 2016 ambos apresentara a maioria das suspeitas de Zika Vírus na cidade.

Ação fez parte do 2º Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, promovido com apoio da EPTV. Na campanha, a emissora convida os municípios para participarem do movimento contra a proliferação do mosquito e o extermínio das doenças na região.

Veja mais sobre Saúde [+ notícias]