22/06/2018 às 13:59
SAMU 192 deve ser acionado em casos de urgência e emergência

Em maio, serviço completou 5 anos em Santa Rita com cerca de 9 mil atendimentos

Inaugurado no dia 18 de maio de 2013, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Santa Rita do Passa Quatro já completou cinco anos de atendimentos à população. Entretanto, muitos ainda não sabem como e quando deve solicitar pelo seu atendimento. De acordo com o Departamento Municipal de Saúde, parte da população ainda solicita outros serviços de ambulância, apensar da facilidade em chamar o SAMU.

O SAMU deve ser acionado pelo telefone 192 (ligação gratuita) nos seguintes casos: acidentes e traumas com vítimas; choque elétrico; falta de ar intensa; suspeita de infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns); afogamentos e engasgo; intoxicação ou queimaduras graves; trabalhos de parto em que haja risco de morte para a mãe e para o feto; tentativas de suicídio; urgências psiquiátricas; vítima inconsciente; em casos de intoxicação exógena ou envenenamento; na ocorrência de maus tratos; crises hipertensivas; dores no peito de aparecimento súbito; acidentes com produtos perigosos; agressão por arma de fogo ou arma branca; soterramento, desabamento; crises convulsivas; na transferência interhospitalar de doentes graves; outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Os atendimentos podem ocorrer em residências, vias públicas, rodovias e estradas vicinais, estabelecimentos comerciais e escolas. O SAMU conta com profissionais, coo técnicos em enfermagem (socorristas), motoristas com curso de primeiros socorros e uma enfermeira especializada em estabilização.

FOTO: O SAMU deve ser acionado pelo telefone 192 em casos de urgência e emergência (AssCom/Arquivo/Divulgação)

Veja mais sobre Saúde [+ notícias]