20/04/2018 às 11:43
Proerd inicia atividade inédita com alunos de educação infantil

Aulas abordam noções se segurança com linguagem adequada às crianças

Santa Rita do Passa Quatro é pioneira em mais uma atividade. O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) realizado pela Polícia Militar junto à estudantes, começou também a atuar junto a crianças do Ensino Infantil. No último dia 13 de abril, sexta-feira, aconteceram as primeiras formaturas de crianças de Jardim 2, das EMEIS Maria Amélia Vanzela, Galdina Lima Segatto e João Ribaldo.

A solenidade na EMEI Maria Amélia Vanzela contou com a presença do prefeito Leandro Luciano dos Santos, da vice-prefeira Maria Rita Mondin de Oliveira, da diretora do Departamento Municipal de Educação, Roberta. Gracioso Borges Chefer, do capitçao PM Daniel do Amaral Veiga, comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar, e do cabo PM Cassiano Samogin Júnior, além de professores e direção da escola.

Nas três escolas, um total de 220 crianças do Jardim 2 assistiram cinco aulas com cerca de 25 minutos cada aula, com o programa Proerd primeiro módulo. As aulas para as crianças da educação infantil são ministradas com o auxílio do Álbum, "Protegendo Nossas Crianças: ajudando a mantê-las seguras, livres das drogas e da violência", composto por cartazes coloridos versando sobre segurança pessoal para crianças.

De acordo com o Proerd, esse currículo foi desenvolvido para utilização desde a pré-escola da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de auxiliar pais, professores e equipes escolares em seus esforços conjuntos para educar as crianças em práticas de segurança pessoal, na ida ou na volta à escola, durante o dia de aula, em parques ou em outros locais públicos e mesmo em casa, principalmente quando os pais ou responsáveis estiverem ausentes.

Os cartazes abrangem uma gama de experiências comuns que as crianças podem encontrar em casa, na escola e na comunidade. Cada cartaz lida com uma situação específica que oferece às crianças oportunidade de: identificar ou confirmar práticas adequadas a serem adotadas para a sua segurança pessoal; sugerir motivos para seguir determinas regras e instruções nas situações dadas; aprender o que devem dizer ou fazer em situações semelhantes; reconhecer, evitar, resistir e relatar sobre situações que possam lhes causar dano.

Fotos: Prefeito, vice, comandante e cabo da PM com alunos, professores e diretores após solenidade de formatura do Proerd (AssCom/Divulgação)

Veja mais sobre Educação [+ notícias]